Como os projetos surgem?
Um dos elementos mais importantes no ambiente de projetos é entender o
Um dos elementos mais importantes no ambiente de projetos é entender o
![]() |
Facilitação Gráfica Max Ribeiro |
porquê de as empresas empreenderem projetos, ou seja, desenvolverem atividades que não fazem parte de sua rotina normal de operação. O atual contexto organizacional tem como características um ambiente competitivo e em constante transformação. Diante desse cenário, é essencial realizar uma adequada gestão estratégica, que pode ser considerada, pelas organizações, como de vital importância para a sobrevivência e o alcance de uma posição de destaque em seu mercado de atuação e no estabelecimento de vantagens competitivas.
Quando se está em um mercado competitivo, existe uma constante e permanente pressão para manter a oferta de produtos e serviços em evolução, visando satisfazer as necessidades e exigências dos clientes. Muitas vezes, o próprio planejamento estratégico da empresa faz com que se visualize a necessidade de realizar projetos para atender as estratégias de uma organização. A estratégia tem por finalidade estabelecer os caminhos a serem percorridos bem como as ações necessárias para que os objetivos organizacionais sejam alcançados.
“Uma das grandes vantagens competitivas para uma organização é sua capacidade de desenvolver estratégias e colocá-las em ação, ou seja, tirar da esfera conceitual e aplicá-las em projetos.”
Mas não só as estratégias de uma empresa são motivos para o desenvolvimento de projetos. Outros fatores podem ser aspectos motivadores para se empreender projetos. Entre eles, observam-se:
- o reconhecimento de uma necessidade organizacional;
- a demanda por um novo produto ou serviço;
- problemas a serem resolvidos;
- oportunidades de negócios;
- avanços tecnológicos;
- requisitos legais;
- implementação de uma ISO;
- problemas sociais;
- as ideias, isights e outas situações que podem ocorrer no dinâmico ambiente empresarial.
Outro aspecto relevante é compreender que, ao realizar atividades que saem da rotina da empresa, que envolvam a operacionalização de tarefas distintas do dia a dia desta, e que combinem prazos, qualidade e gastos com recursos para sua execução, podem e devem ser tratados como projetos. E, sendo tratados como tal, devem ser empregadas práticas de Gestão de Projetos que facilitarão sua realização, bem como a decisão de qual será o melhor método ou ferramenta para sua realização.
Referências:
RIBEIRO, Max. Gestão de projetos. Curitiba: Editora Positivo (Universidade Positivo), 2012.
Projeto e Desenho feitos no Sansung Galaxy Note da Carol D. Bruza.
RIBEIRO, Max. Gestão de projetos. Curitiba: Editora Positivo (Universidade Positivo), 2012.
Projeto e Desenho feitos no Sansung Galaxy Note da Carol D. Bruza.